7 de maio de 2020

Como anunciar um apartamento no QuintoAndar – minha experiência em BH

Por oflicampos

Todo proprietário de imóvel conhece bem as dores e a dificuldade de alugar imóveis no Brasil. Para os inquilinos as dores são ainda maiores, mas aqui vou relatar minha experiência pessoal como proprietário de imóveis anunciando pelo QuintoAndar.

A startup QuintoAndar surgiu em 2013 com a proposta inicial de desburocratizar a locação de imóveis no Brasil, tanto para os inquilinos quanto para os proprietários. Até então o processo de locação de imóveis no Brasil é bastante arcaico e burocrático, o que o torna lento e desgastante para todos os envolvidos. Mesmo com toda tecnologia e inovação, esse mercado insiste em utilizar papel e caneta.

quintoandar

Os problemas que o proprietário enfrenta ao alugar um apartamento

  • Burocracia: o mercado imobiliário está atrasado no processo de digitalização no Brasil, desde os primeiros contatos com os corretores, assinatura do Contrato de Administração do Imóvel, anúncios e visitas, até os contratos finais de locação com presença de fiadores e as interações com os inquilinos, são repletos de contatos físicos e uma infinidade de péssimas experiências para o proprietário e para o inquilino (conheço bem por experiências próprias dos dois lados).
  • Lentidão: tanto a burocracia no processo quanto a má qualidade de divulgação e do serviço prestado pelos corretores tornam o processo de locação lento.
  • Segurança de recebimento: atrasos nos pagamentos, inadimplência de inquilinos, fiadores, despejo, danos no imóvel, etc.

Solução proposta pelo QuintoAndar

  • Facilidade: plataforma totalmente digital, é possível anunciar seu imóvel sem sair de casa, sem encontrar pessoalmente com ninguém e sem papel e caneta.
  • Rapidez: tanto a facilidade em anunciar o imóvel e em todos os detalhes do processo de locação, quanto a divulgação correta, tornam tudo mais rápido.
  • Experiência: foco em oferecer para os usuários (tanto proprietários quanto inquilinos) uma excelente experiência, completa e totalmente digital do início ao fim da jornada.
  • Segurança de recebimento: o QuintoAndar garante para os proprietários o recebimento dos aluguéis todo dia 12, além de ter uma proteção contra danos de até R$ 50.000,00.

Minha experiência pessoal com QuintoAndar

O QuintoAndar chegou em Belo Horizonte em 2018, mas eu só decidi testar em 2019, para anunciar um apartamento que havia comprado na planta como investimento e ficou pronto em Agosto de 2019.

Fiz meu cadastro pelo aplicativo e no dia 05 de Setembro agendei pelo próprio app as fotos do apartamento para o dia seguinte. No email que recebi de confirmação do agendamento das fotos tinham algumas dicas para fotos mais bonitas e um documento para autorização de entrada do fotógrafo em meu apartamento, que eu poderia deixar na portaria caso não quisesse acompanhar as fotos.

Por curiosidade eu preferi acompanhar as fotos no dia e horário agendado. A fotógrafa chegou na hora marcada e em menos de 10 minutos tirou todas as fotos profissionais e fez um video completo do apartamento. No mesmo dia as fotos ficaram prontas e o apartamento estava anunciado no app e site do QuintoAndar.

Eu decidi anunciar meu apartamento com exclusividade no QuintoAndar para ter uma taxa de corretagem menor e solicitei o Guarda Chaves para não precisar acompanhar as visitas nem deixar as chaves na portaria. O Guarda Chaves é um mecanismo simples e fácil de colocar na porta de entrada do apartamento. Dentro dele ficam as chaves do imóvel e só os corretores do QuintoAndar têm acesso a elas.

3 dias após o anúncio ficar pronto, pessoas interessadas começaram a agendar visitas com os corretores e eu acompanhava tudo isso pelo app. A primeira visita foi no dia 10 de Setembro, 4 dias após as fotos e a publicação do anúncio. Em média o apartamento recebia mais de 3 visitas por semana, o que era bem acima da minha expectativa.

Recebi a primeira proposta no dia 17 de Setembro, 11 dias após o anúncio. Fiz uma contra proposta e o interessado recusou, tudo isso pelo app, sem nenhuma interação física ou telefone. O imóvel recebeu várias outras visitas e propostas até que no dia 04 de Novembro de 2019 o contrato de locação foi assinado digitalmente com o atual inquilino, aproximadamente 2 meses após o anúncio e sem nenhuma experiência negativa nem papel e caneta.

Após a locação todas as interações com o inquilino foram pelo app e eu recebo o valor do aluguel pontualmente todo dia 12. Parabéns ao time do QuintoAndar e obrigado pelo produto que criaram, virei fã de vocês.